A Arte faz a comunicação onde não existem as palavras.
O desenvolvimento social, emocional e cultural de crianças se transforma com o impacto das experiências artísticas.
O que a Base Nacional Comum Curricular fala sobre isso?
Segundo artigo do MOCHA (Museum of Children’s Art – Califórnia, EU), arte na educação infantil é essencial. Ela serve como primeira língua, preparando o terreno para falar, ler e escrever. As experiências artísticas impactam o desenvolvimento social, emocional e físico de crianças de 0 a 5 anos.
Ao envolver as crianças em ambientes e propostas artísticas, contribuímos com a promoção do desenvolvimento do senso estético, da criatividade, motricidade e cognição.
O texto da versão provisória da Base (BNCC) aponta para a o contato com as culturas locais e de outros países, exploração de materiais, recursos tecnológicos e de multimídias, e a realização de produções prazerosas e inventivas com gestos, sons, traços, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, para desenvolver a sensibilidade das crianças.
Aproximar a Arte como conteúdo e ferramenta da educação de crianças pequenas vem sendo apoiada em práticas por todo o mundo e no Brasil. Muitos estudos ratificam a percepção de que Arte, cultura e expressividade contribuem de maneira fundamental no desenvolvimento infantil. Destacamos 16 razões que apoiam esse pensamento:
- Estudos mostram que as crianças que realizam produções nas quais se expressam leem melhor se desenvolvem mais competências na matemática e nas ciências.
- Crianças aprendem através dos sentidos e Arte é um excelente instrumento.
- A expressão deve fazer parte da Educação.
- Arte desenvolve a identidade e a autoestima.
- Arte favorece a consciência do ambiente físico.
- Arte desenvolve a coordenação mão-olho, sons-ritmos-movimentos, criatividade-inventividade-faz de conta.
- Arte melhora o desenvolvimento das percepções.
- Arte ensina às crianças que pode existir mais do que uma solução para o mesmo problema.
- Arte provoca as crianças a se envolverem em resolução criativa de problemas.
- Quando a Arte é integrada a outras áreas do conhecimento, torna os conteúdos mais desafiadores e atraentes, contribuindo no processo de aprendizagem.
- O processo de experimentar e vivenciar a Arte apresenta à criança possibilidades, descobertas e liberdade.
- Arte resgata os recursos culturais da comunidade, criando história e despertando sentimento de pertencimento.
- Arte envolve diversos atores em torno de seus projetos: crianças, professores, pais, responsáveis pela gestão das escolas e a comunidade.
- Arte propicia um meio, um terreno comum, para aprender sobre si, os outros e o mundo, trabalhando estereótipos, barreiras e preconceitos.
- Professores formados (ou autoformados!) em Artes tem sensibilidade, pensamento aberto para pesquisa e experimentação, desenvolvendo uma cultura de perguntas no lugar de respostas.
- Arte é alimento da alma humana.
O texto da Base (BNCC) traz algumas indicações ao descrever os direitos de aprendizagem das crianças no campo de experiências com as artes:
- Fazer produções com as linguagens artísticas (música, dança, artes visuais e jogos dramáticos)
- Valorizar as produções das outras crianças (além das próprias!)
- Desfrutar (fruir) as manifestações culturais locais e de diferentes culturas, desenvolvendo respeito à diversidade
- Brincar com diferentes sons, ritmos, formas, cores, texturas, materiais não estruturados, imagens, trajes e adereços e, com eles, desenvolver o faz de conta
- Combinar o uso de materiais e tecnologias para recriar manifestações culturais
- Participar da organização de passeios
- Participar da organização, escolha de materiais e produção de eventos, festas, decoração de ambientes e exposição de trabalhos
- Utilizar diferentes linguagens para possibilitar o contato com manifestações do patrimônio cultural, artístico e tecnológico.
- Por meio das linguagens artísticas, comunicar com liberdade, criatividade e responsabilidade, os sentimentos e ideias.
- Experimentar o contato criativo e prazeroso de manifestações artísticas e culturais, locais e de outras comunidades.
- Conhecer-se, por meio do contato com a cultura, desenvolvendo a sensibilidade, criatividade, gosto pessoal e seu jeito singular de se expressar.
Trabalhar as linguagens artísticas com os pequenos, mediar brincadeiras com diferentes sons, ritmos, formas, cores, texturas, materiais plásticos e não estruturados, imagens, trajes e adereços, combinar o uso de materiais e tecnologias e promover o contato criativo com a cultura são os pilares desse campo de experiências. Também são aspectos importantes da educação infantil que nem sempre contam com uma formação específica do professor. A importância do desenvolvimento desse campo de experiências não é valorizado por grande parte dos cursos de pedagogia. Assim, cabe ao professor, pessoalmente, estudar, pesquisar e experimentar as linguagens da Arte e buscar envolver-se com a cultura. A visita a museus, a escuta de um repertório diversificado de estilos e gêneros musicais, a frequência em teatros também constroem e complementam a formação e a sensibilização do profissional da educação.
Mas ficam questões: hoje, você sente que tem recursos para desenvolver esse campo de experiências? Quais conteúdos das linguagens das artes são necessários para ampliar a sua qualificação? Para qual dos direitos de aprendizagem você precisaria de mais apoio?
Responda a enquete na lateral direita do blog para registramos a sua opinião a respeito dessa questão levantada pela Base Nacional Comum Curricular.
- A Base Nacional Comum Curricular está disponível no site para leitura download
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf - Leia mais sobre Arte na Educação Infantil nas postagens:
Excelente texto,amei!! Vai enriquecer e contribuir e enriquecer meu trabalho
Informações excelentes, que com certeza vai orientar meu trabalho,e enriquecer minhas aulas!
Excelentes textos e partilha de experiências. Enriquecem a nossa prática.
Informações grandiosas. Gostei muito, veio ampliar o meu anseio, pois venho empenhada para fazer pelo menos das minhas crianças protagonistas do CEI onde trabalho.
Blog rico em conhecimento
Olá, Josiane. Obrigada pelo retorno. Gostaria de contribuir com algum relato das atividades desenvolvidas em sua escola? Estamos abertas para receber suas críticas, sugestões e dúvidas. Abraço.