O que é pedagogia da investigação? Por que a alfabetização ambiental é tão importante para as crianças? E a escola, para que serve?
Escola pra quê? é uma série de vídeos que a socióloga e educadora Gisela Wajskop gravou para conversar sobre o papel da escola e de educadores que têm o privilégio de educar crianças com pouca idade, tamanho pequeno e muita curiosidade, expressividade e desejo de aprender.
Nesta postagem indicamos dois vídeos em que a Gisela apresenta cenas da Escola do Bairro e compartilha sua visão sobre a pedagogia da investigação e a alfabetização ambiental.
1- Pedagogia da investigação
Para Gisela, num primeiro momento a criança aprende pela manipulação e pelos cinco sentidos. Depois, as sensações, percepções e inspirações geram perguntas. As respostas a estas perguntas se transformam em teorias provisórias, que são fundamentais para que a criança investigue e resolva problemas.
Acompanhe o vídeo Escola pra quê #2, em que a Gisela nos fala sobre a criança investigadora e o papel do professor que valoriza, apoia e amplia esta preciosa característica.
CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO Pedagogia da investigação
Para pensar depois de assistir ao vídeo:
- Quantas perguntas formuladas pelas crianças eu ouvi hoje?
- Como valorizei e apoiei a busca por respostas?
- Quais perguntas registrei para depois refletir?
- Quais perguntas podem ser ampliadas para gerar hipóteses e pesquisas?
2- Alfabetização ambiental
Crianças são parte do entorno em que vivem. Nesse sentido, os ambientes que escolhemos para educar as crianças as constituem. No vídeo Escola pra quê #2 Gisela explica porque os ambientes naturais devem estar presentes no cotidiano das crianças.
A natureza é um contexto propício para as investigações científicas e para o desenvolvimento cognitivo… mas não é só isso que ela representa para a infância. Criança aprende a SER humano e SER da natureza. Só sendo DA natureza é que a natureza pode pertencer à criança no futuro.
Para Gisela, água, ar, terra, fogo e seres vivos precisam estar presentes na escola e nos ambientes que as famílias frequentam, do contrário, teremos crianças alienadas: mais tarde, a separação do lixo e a despoluição dos rios serão só ‘folclore’, afirma Gisela, uma atividade a mais e sem significado. Ao compreenderem que são parte da natureza, as crianças aprendem a agir de modo menos predatório no planeta.
CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO Alfabetização ambiental
Para pensar depois de assistir ao vídeo:
- As crianças da minha escola se veem como parte da natureza ou a natureza é um lugar a parte?
- Quanto e como tenho utilizado recursos naturais para trabalhar as aprendizagens previstas no currículo?
- Na rotina da escola, a natureza tem representado um ambiente importante para promover brincadeiras, perguntas e pesquisas?
- A “alfabetização ambiental” tem sido trabalhada com as famílias?
São muitos os vídeos e os temas abordados pela Gisela Wajskop na série Escola pra quê. Pesquise no YouTube e assista a coleção.
Não perca no dia 02 de novembro o I Colóquio Internacional Escola do Bairro – A Pedagogia da Investigação: linguagem. Brincadeira e aprendizagens múltiplas, com a professora e pesquisadora da Universidade de Toronto – Canadá, Shelley S. Peterson e a Gisela Wajskop, na Escola do Bairro, das 9h às 13h.
Inscreva-se por e-mail – [email protected] – ou pelo telefone(11) 5081-6861 (vagas limitadas).
PARA SABER MAIS…
> Gisela Wajskop é socióloga, educadora, pesquisadora, formadora e fundadora e diretora da Escola do Bairro, SP.
> Leia mais sobre curiosidade, investigação e natureza nas postagens:
Ciclo da Curiosidade e da Aprendizagem… na prática!
Curiosidade e pedagogia da investigação: caminhos para 2017
Escola da Floresta: crianças, Natureza e aprendizado
Experiências num Tanque de Lama
Natureza, riscos e brincadeiras numa discussão que dá o que pensar
Primeiro Encontro no Bairro: curiosidade, investigação, natureza e cultura