Crianças pequenas mergulham nas brincadeiras com as antenas dos cinco sentidos ligadas. Com isso, a leitura que fazem das situações propostas pelos professores não se reduzem à escuta. Por isso, o espaço e os materiais organizados convocam, provocam e traduzem a intenção do professor sem tolher a criatividade.
A organização do ambiente das propostas fala com as crianças atingindo mais canais sensíveis do que a fala. Portanto, tão importante quanto planejar tempos, espaços e materiais das propostas, pensar no espaço propositor é fundamental.
No roteiro que você normalmente utiliza para fazer os planejamentos, inclua esse aspecto da atividade para não esquecer que o espaço também é um educador.
Para saber mais
O que dizer sobre a intenção pedagógica?
Um roteiro para começar registro e planejamento – parte 1
Um roteiro para começar registro e planejamento – parte 2
Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?
Parabenizo-a pelos trabalhos realizados. Muitas duvidas surgem e o meu socorro é aqui.
Gostaria de saber se vcs tem alguma dica sobre a matriz curricular baseada na BNCC.
Agradeço e peço a Deus que continue iluminando todos que participam desse site, dando sabedoria infinitas.
Abraços.
Olá, Maria Aparecida! Obrigada pelo retorno.
A BNCC é uma orientação nacional que deverá ser trabalhada por cada estado e cada município, que indicarão a matriz curricular específica. Assim, a orientação que você solicita deve ser fornecida pela secretaria de educação de seu município. Para conhecer mais alguns aspectos da BNCC temos várias postagens na aba COORDENAÇÃO, no subtítulo: Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes e Referenciais. Boa leitura e estudo. Abraço.
muito bom seus trabalhos faço trabalhos em avaliação pautados na questão do olhar dos alunos,suas referencias vão aperfeiçoar mais o meu trabalho.