Com 18 meses as crianças já não são mais bebezinhos. Elas executam movimentos mais complexos e coordenados, se deslocam com certa facilidade e suas capacidades intelectuais lhes permitem comunicar sentimentos e desejos por meio da linguagem – gestos, expressões faciais e palavras. Como é o desenvolvimento das crianças dos 18 aos 24 meses? O que a neurociência nos fala sobre esse período?
Por meio de Quadros Facilitadores, organizados a partir da Linguagem, Movimentos (coordenação motora global e fina), Subjetivação (emoção e relação) e Cognição, abordamos a jornada de desenvolvimento das crianças entre 18 e 24 meses. Apesar da subdivisão, não podemos perder de vista a certeza de que funcionamos como unidade. Assim, todas as áreas de desenvolvimento (social, emocional, intelectual, linguagem e motora) estão conectadas. Cada uma depende e influencia a outra.
Em meio a tantas habilidades e capacidades, é importante lembrar que as relações são a argamassa que conecta as crianças ao mundo e, em contextos tão singulares, cada uma tem seu próprio ritmo e maneiras de colocar-se no mundo.
PARA SABER MAIS…
Desta série, Tempo de Creche já publicou:
Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses
Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses
Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 12 a 18 meses
⇒ Aguarde nas próximas semanas a publicação relativa à faixa etária dos 24 aos 36 meses.
→ Bibliografia:
- Dra. Leonor Bezerra – Palestra Neurociência e Educação Infantil: diálogos necessários, proferida no XIX Seminário de Educação Infantil do Prisma Centro de Estudos, SP, abril 2016
- Maria Aparecida Domingues – Desenvolvimento e aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso? Editora Ulbra, 2007
- Howard Gardner – A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Artes Médicas, 1994
- Judit Falk – Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Junqueira&Marin Editores, 2011
- Zero to Three: The Brain Map adapted in 2006 by ZERO TO THREE from BrainWonders, a collaborative project (1998-2001) between Boston University School of Medicine, Erikson Institute and ZERO TO THREE. – http://www.zerotothree.org/child-development/brain-development/baby-brain-map.html
Olá! Não estou encontrando a postagem dos 24 aos 36 meses…
Responder
Esse quadro foi formulado por vocês ou retirado de algum lugar? Achei bem interessante e gostaria de aprofundar os estudos.
Olá Simony!
A bibliografia está descrita nas postagens. Veja a postagem “Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses”, no final citamos as nossas fontes.
Abraços!
Olá! Não estou encontrando a postagem dos 24 aos 36 meses…
Boa noite. Podem colocar as postagens dos 24-36 meses? Muito obrigada
Boa noite, gostava de vos pedir que continuassem a publicação sobre este tema, dirigida para a faixa etária 24 a 36 meses. Obrigada
Joana, tudo bem?
Como a plataforma do blog passou por atualizações, é possível que tenhamos perdido algumas postagens.
Vamos procurá-la e publicar novamente.
Abraços
Muito obrigada!
Vou aguardar
Também estou procurando pelo post dos 24 aos 36 meses e não encontro… poderiam ajudar?
Queridas, o blog passou por inúmeras atualizações e algumas postagens se perderam. Vamos tentar resgatar este conteúdo e republicar. Obrigada pelo aviso!