O ser humano aprende somente aquilo que lhe parece útil, prazeroso e que faça algum sentido para ele.
Como o professor pode ensinar os bebês e crianças pequenas a partir dessa informação?
Elaboramos uma série de postagens que organiza as informações fundamentais para que os educadores tenham sempre à mão os pontos mais significativos do desenvolvimento nervoso e dicas para observar e planejar sua atuação.
O conhecimento do funcionamento e das estruturas do sistema nervoso avança a cada dia. A área responsável por estes estudos é a Neurociência. Aliar suas descobertas à nossa experiência em Pedagogia e à valorização da história e da cultura de cada criança, enriquece a atuação e favorece o planejamento de um ambiente efetivamente educador.
Com quais culturas estamos lidando?
Qual a história de cada pequeno?
Como funciona o sistema responsável pelas aprendizagens que cada criança fará do mundo?
O que saber, observar e quais as estratégias para trabalhar com o incrível desenvolvimento do cérebro humano?
Publicaremos uma série de postagens levantando os pontos mais significativos de cada fase do desenvolvimento nervoso, sensorial, motor, da linguagem, da cognição, aprendizagem e da subjetivação (relação e subjetividade):
Nesta primeira matéria publicamos o Quadro Facilitador para Bebês de 2 a 6 meses de idade.
Nas próximas semanas publicaremos a série abordando as demais faixas etárias.
Leia, reflita, discuta com seus colegas e, especialmente, ative as antenas e o coração para trabalhar com seus bebês!
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
PARA SABER MAIS
→ Leia sobre desenvolvimento infantil nas postagens:
- O que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento
- Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível
- Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?
- Campos de experiências todos os dias!
- Vivências, experiências e o tempos da criança
- Atividades para bebês: Caixas Temáticas
→ Bibliografia:
- Dra. Leonor Bezerra – Palestra Neurociência e Educação Infantil: diálogos necessários, proferida no XIX Seminário de Educação Infantil do Prisma Centro de Estudos, SP, abril 2016
- Maria AparecidaDomingues – Desenvolvimento e aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso? Editora Ulbra, 2007
- Judit Falk – Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Junqueira&Marin Editores, 2011
- Zero to Three: The Brain Map adapted in 2006 by ZERO TO THREE from BrainWonders, a collaborative project (1998-2001) between Boston University School of Medicine, Erikson Institute and ZERO TO THREE.
http://www.zerotothree.org/child-development/brain-development/baby-brain-map.html
Gosto muito das suas postagens! Parabéns pela excelente organização!