Maria Aparecida, como professora, formadora de professores e representante do segmento da Educação Infantil em São Paulo, qual o maior desafio de hoje para a Educação Infantil?
O nosso maior desafio para a educação infantil é colocar a criança como centro.
É ouvir a criança e, a partir desta escuta, fazer o trabalho pedagógico. E não o inverso: (fazer) uma atividade para uma criança que eu não estou escutando.
Então nosso maior desafio é ficar curioso para ouvir a criança, escutar as hipóteses dela e com isso aprender sobre ela.
Hoje, em todos os meus espaços de formação, tenho colocado: é aprender a ouvir a criança. Quando a gente aprender isso – que é uma questão de área (da Educação Infantil como um todo), não uma questão individual – a gente já vai ter avançado. A gente vai ficar mais feliz!
Para saber mais sobre Rotina, acesse: Que tal pensar em planos de aula abertos?
Maria Aparecida Guedes Monção é doutora em Educação pela USP, atuou como diretora de creche e pré-escola na rede municipal de São Paulo. Professora da faculdade de Educação da USP, Mogi das Cruzes e FMU. Coordenadora do centro de formação e pesquisa Pedagogia com a infância e do Fórum Paulista de Educação Infantil.