Sugerimos uma receita de tinta com farinha que altera a textura e a fluidez do material… para inovar a experiência e as brincadeiras!
Experimentação artística e brincadeira andam unidas na infância e, talvez, por toda a vida. Pesquisar materiais, testar suas propriedades, conciliar os movimentos das mãos, braços e corpo com os caminhos do olhar são desafios muito aceitos pelas crianças, que criam percursos e narrativas.
As tintas fazem parte da Educação Infantil e o ideal é que os pequenos utilizem esse meio numa variedade de suportes. Porém, alterações na qualidade dos materiais vão provocar e desafiar os pequenos, envolvendo-os num percurso de aprendizagens sensitivas, físicas e emocionais.
TINTAS COLORIDAS DE FARINHA
- Farinha de trigo
- Tinta de aquarela ou corantes de alimento
- Óleo de cozinha ou óleo mineral (aqueles utilizados para banho, que são cheirosos!)
- Colher para misturar
- Potes para colocar as tintas (em número suficiente para conter as diferentes cores e atender ao número de crianças da turma)
- Pinceis
- Papeis resistentes: kraft, cartolina, sucatas de papelão
- Preparar as tintas com as crianças vai envolvê-las na proposta, despertar seu interesse nos materiais utilizados e na química do processo.
O que vamos fazer?
Como isso tudo se transformou naquilo? - Para, aproximadamente, meio copo de tinta pronta, misture bem ¼ de xícara de farinha com o corante selecionado e 2 ou 3 colheres de sopa de água. Cada corante (ou aquarela) tem uma concentração e uma força diferente, assim, será necessário testar a quantidade para obter tintas com cores vibrantes. Mas fica a DICA de que a farinha demanda quantidades maiores de corante do que outros materiais.
- Quando obtiver uma “farofa” uniforme, acrescente água aos poucos, de colher em colher de sopa, para ir controlando a espessura desejada. Essa tinta não deve ficar muito líquida porque o excesso de água ensopa o papel e a aspereza da farinha o rasga. O interessante é que fique mais consistente do que as tintas comuns para despertar novas sensações.
- Para deixar as tintas mais brilhantes, acrescentar 1 colher de chá do óleo de alimento ou mineral.
Os diversos planos podem ser explorados com essa proposta. Ao apresentar os suportes (papeis etc.) no chão, na parede, colar cartolinas embaixo de mesas e cadeiras para inverter a posição de pintar , o corpo vai pesquisar novas alternativas para pintar e brincar.
Boas descobertas!
♦♦♦♦♦
Leia mais sobre propostas com materiais inusitados e vivências artísticas na Educação Infantil nas postagens:
A IDEIA E MARAVILHOSA MUITO PROVEITOSA COM OS BEBES!!!!!!
Parabéns por todas informações e orientações.
Obrigada pelo retorno, Edna!
Se aplicar alguma sugestão, conte para a gente sobre sua experiência.E se tiver alguma dúvida, entre em contato.
Abraços!
A ideia é interessante!..As dicas são maravilhoras….
Wal,
Obrigada pelo retorno!
Se aplicar a sugestão, conte para a gente sobre sua experiência.
Abraços!