Alguns coordenadores e diretores têm pesadelo quando estes encontros se aproximam! Tudo é questão de preocupação porque, com uma rotina que não prevê e viabiliza reuniões frequentes entre a equipe pedagógica, aproveitar estes raros momentos traz uma obrigação de estimular boas discussões sobre todos os assuntos e ainda acertar o passo da equipe para o próximo período.
É muita pressão! Especialmente porque planejaremos e coordenaremos um encontro entre… pessoas! Pessoas que querem conversar, que querem saber, que querem discutir, argumentar, mostrar, prestar contas, apontar discordâncias, brincar, tomar café, falar sobre filhos, maridos, namorados, a compra no shopping … enfim, uma reunião normal de pessoas que convivem e que tem diante de si um dia mais tranquilo, sem as crianças e com perspectivas de também buscar conteúdos e acertos de rota.
Expectativas daqui e dali, o coordenador tem responsabilidade de pensar sobre os anseios de todas as partes, levantar as questões que precisam ser abordadas, planejar, organizar e conduzir os trabalhos desse dia. Como fazer TUDO isso, de forma acertada?
Que tal continuar com reflexões e seguir um roteiro para encaminhamentos?
O que a equipe espera discutir e aprender nesse dia?
Quais situações e questões tem sido colocadas ao logo do período por professores e funcionários?
Levante tudo! Mesmo as situações mais simples que , à primeira vista, nem deveriam ocupar um encontro como esse. Fazer uma lista e ir preenchendo ao longo período adianta esse trabalho e garante que nenhum detalhe seja esquecido na hora de planejar.
Qual conteúdo pedagógico precisa de aprofundamento? O dia a dia dos professores com suas turmas expõe situações em que um suporte pedagógico pode trazer repertório e direcionamentos.
Quais questões administrativas precisam ser tratadas? A diretora, o RH, a administração da instituição (se houver) geralmente precisam incluir alguns assuntos ou dispor de momentos nesse dia para orientarem e acertarem pontos com a equipe. É preciso prever esses momentos.
Qual comemoração ou evento do calendário se aproxima e também requer tempo da equipe para trabalhar nele?
Ufa! Depois de seguir esse roteiro temos a impressão de que o encontro vai precisar de 24 horas ininterruptas!
Então, como fazer caber tanta conversa nas horas disponíveis? Como dar conta dessa organização? Como valorizar e incentivar a participação e o engajamento de todos?
O desafio é ter essas informações organizadas e acessíveis na hora de planejar. É pensar num plano de prazos curto, médio e longo e distribuir esse conteúdo no tempo disponível. E na próxima postagem daremos dicas de como agilizar essas propostas.
A segunda parte desta poetagem em Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? – PARTE 2
Sobre esse assunto em Coordenador: Roteiro de ações e formação de educadores
estou começando agora preciso de dicas de como elaborar uma reunião pedagógica de planejamento para educação infantil
Olá, Zenil, bem vinda! Publicamos outras postagens que tratam desse tema. Se, após a leitura, tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato. As postagens são: – Formação de professores: a relação entre a teoria e a prática pedagógica é possível; – O currículo integral e formação de professores na Educação Infantil; – Palavra de… Claudia Siqueira: um projeto que escuta as crianças e Palavra de… Zilma de Oliveira: a importância da formação continuada do professor, entre outras. Abraço.