Anelise Csapo, supervisora do Núcleo Educativo da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Literatura e Poesia, em sua fala no I Seminário Bebês no Museu* relatou o programa Faz do colo uma casa*1, que consiste em visitar à Casa das Rosas com bebê no colo, com intuito de explorar o espaço da casa, seja para um familiar ou cuidador de criança até um ano de idade.
Tempo de Creche encontrou nessa proposta uma possibilidade de aplicação nas creches e pré-escolas. Vamos entender o porquê numa conversa com a Anelise:
Tempo de Creche – O que levou o setor educativo da Casa das Rosas a implantar um programa de apresentação das instalações aos bebês?
Anelise – Quando pensei numa visita para pessoas acompanhadas de bebês comecei a refletir como poderia mediar o olhar dos pequenos ainda na primeira infância com o museu. Lembrando que a Casa das Rosas foi uma residência onde viveu a família da filha do arquiteto Ramos de Azevedo, achei que seria mais apropriado que o acompanhante apresentasse a casa para as crianças, da maneira que fazemos quando apresentamos nossa casa para os recém-nascidos ao voltar do hospital no pós-parto ou ainda, quando recebemos uma visita em nossas casas e queremos acolhê-las deixando-as mais à vontade para explorar o local.
Tempo de Creche – O quê a motivou?
Anelise – Esta ação fez eu me lembrar de quando trouxe meus filhos para casa assim que nasceram e apresentei cada cômodo para que soubessem que lugar era aquele, chamado lar, e onde moramos e compartilhamos momentos de amor e crescimento pessoal.
Entrar em ambientes desconhecidos pode ser desconfortante. Não sabemos o que e quem vamos encontrar. Isto acontece com todas as idades. E, para as pessoas tímidas, é mais difícil.
Como devemos agir com os pequenos nessas situações?
Anelise, em seu relato, nos contou do cuidado que sempre teve ao apresentar aos filhos cada situação nova, como conhecer a casa em que a criança vai morar.
Preparando o ano próximo ano: Uma proposta para descobrir os espaços da creche
Todo início do ano as creches recebem crianças novas que passam pelo período de adaptação, e, sabemos, nem sempre fácil e tranquilo.
Pensando nisso, o Tempo de Creche propõe aos coordenadores uma ação de interação com a participação dos pais, na apresentação da creche para as novas crianças e uma descoberta de novidades para os que já conviveram nos anos anteriores.
A creche é uma espécie de segunda casa das crianças. Elas vão passar boa parte de seu dia neste ambiente. Na realidade, a primeira de uma sequência de lugares educativos, se entendermos a creche como a porta de entrada da vida escolar.
Propomos, portanto, incluir no planejamento de 2015 a apresentação da creche realizada pelos pais das crianças novas, que mostrarão o novo espaço no qual seu filho vai passar o dia. Uma ação como essa pode contribuir para:
- Uma boa relação das crianças com o novo ambiente,
- Familiaridade e integração das famílias com a instituição,
- Parceria dos pais na adaptação da criança na creche.
Parceria dos pais na adaptação da criança na creche.
De acordo com as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, deve-se prever a criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança, como é o caso da transição casa-creche. Para que isto ocorra adotando-se a ideia da Anelise, o planejamento da semana de adaptação precisa incluir um momento anterior, no qual os pais vão conhecer a creche e o que ela pode oferecer para seu filho. Este é um momento importante na preparação do inicio das relações pais e creche. Neste encontro inicial com as famílias surge a oportunidade de formação da comunidade dos pais da creche.
Alguns pontos podem ser interessantes nesta relação:
- Apresentar a creche e a forma que esta trabalha;
- Conhecer as habilidades e disponibilidade dos pais (o que sabem fazer e como podem contribuir com as festas, comemorações e projetos: alguém toca algum instrumento, dança, sabe consertar algo, trocar lâmpada, arrumar o pátio e jardim…).
Desse modo creche e famílias estreitam seus laços, constroem cumplicidade e compartilham a educação e o cuidado das crianças.
*1 Seminário de Bebês no Museu, uma realização dos setores educativos da Casa das Rosas e do Museu Lasar Segall, de 6 a 8 de agosto de 2014, procurou refletir sobre as ações para as famílias com bebês nos museus.
*1 Trecho do fanzine “Haikais de Bebês, Mães e Pais” de Ricardo Mello, Recife 2012
Tempo de Creche também publicou Museu é lugar de criança pequena? e a recomendação de leitura do livro Museu, Educação e Cultura: Encontro de Crianças e Professores com a Arte