Escutar de coração aberto… Harley Sato conversa sobre escuta

Escutar de coração aberto… Harley Sato conversa sobre escuta

Conversamos com o professor e formador Harley Sato sobre a importância e a transversalidade da escuta no processo de ensino-aprendizagem. 

Ao escutar a criança o professor compreende suas necessidades, interesses e o modo como ela aprende. Mas é preciso entender que um professor escuta seus alunos quando também é escutado pelos gestores e equipe. O contexto de escuta é, então transversal na escola: escola escuta a família, os gestores escutam o coordenador, o coordenador escuta o professor e o professor escuta a criança. 

Mas escutar, diferentemente de ouvir, é um ato intencional: escuto se quero, quando quero e como quero! Harley propõe que se escute de coração aberto para permitir que todas as informações cheguem aos ouvidos do professor. É preciso lembrar que somos um organismo integrado ao meio em que vivemos, formado por cognição, emoções, sentimentos e movimentos. Este conjunto tem influência na aprendizagem, então, é fundamental escutar todas as dimensões humanas para encaminhar as atividades.

Harley estudou o tema para o seu mestrado e compartilhou conosco suas descobertas como pesquisador e professor. Acompanhe a conversa no vídeo: 

PARA SABER MAIS…

Harley Sato é professor de Física, foi coordenador pedagógico e diretor. Autor de livros didáticos e currículos, coordenador de projetos de formação de professores no instituto Singularidades e na Nova Escola. Doutorando e mestre em formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.